" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
A Verdade Que Liberta
Milagres Inegáveis
Se uma pessoa querida estivesse andando por um caminho florido,mas que terminasse em decepção,o que você faria?Avisaria do perigo,sendo um desmancha-prazeres,ou a deixaria seguir com a felicidade e o encanto do caminho?Evidentemente,é obrigação de qualquer pessoa sensata alertar de perigo eminente.
    No mundo religios,muitos estão trilhando um caminho popular,contagiante e cheio de euforia.Contudo,o desfecho desse caminho poderá ser de frustração e descrença.Refiro-me a milagres e curas exibidos na mídia e em alguns cultos todos os dias.
    Uma noite,viajando sozinho de São Paulo para Jacareí,troquei o silêncio por algumas notícias no rádio.Como os assuntos não me interessaram,comecei a correr o dial do rádio,até cair em uma estação religiosa.O pastor fazia a propaganda de uma campanha que começaria no início da semana seguinte.A programação seria voltada para os que precisavam de um milagre.Pelo rádio ouvia o pastor dizer:"Nós iremos importunar Deus e Ele irá nos atender de um jeito ou de outro!Venha para acampanha dos milagres e nós vamos determinar que eles aconteçam!"
    Fiquei pensando:Deus pode ser importundao?Alguém pode "determinar" que um milagre aconteça?O que opera milagres é a nossa fé ou Deus?Existe alguma fórmula para Deus sempre responder positivamente a nossos pedidos por milagres?
    Precisamos entender que pequenos erros podem nos levar a lugares totalmente diferentes daqueles que desejamos.Por exemplo,se sairmos do Aeroporto Intenacional  de Guarulhos para Viena,na Áustria,seria necessário um desvio de apenas cinco graus para nos levar a Budapeste,na Hungria.Uma pequena alteração e o resultado final pode ser totalmente diferente.É assim com quase tudo na vida,basta trocar o açucar do bolo por sal e o resultado será bem diferente do esperado.
    Pois bem,existem três pequenos equívocos muito comuns no meio religioso quando o assunto é milagre.Esses erros têm levado muitas pessoas à decepção com Deus e ao enfraquecimento de sua fé.São eles:
    1- Quando duas ou mais pessoas entregam qualquer doença completamente nas mãos divinas,Deus sempre tirará a enfermidade.
    2- A maior barreira para a cura física é a falta de fé.
    3- Se a salvação é para todos,a cura também é para todos.
    De fato,Deus é capaz de realizar qualquer milare,para qualquer pessoa,independentemente do tempo,lugar ou das circunstâncias.Mesmo assim,nunca podemos nos esquecer do princípio fundamental para a ocorrência dos milagres.Todo milagre é uma prerrogativa divina.É Deus quem opera a cura,e não o ser humano.Portanto,ninguém pode determinar algo quando o assunto é milagre.Na verdade,Deus concede o milagre para quem Ele desejar,se Ela assim decidir e do jeito que Ele decidir.Nosso papel é pedir e aguardar a resposta do Senhor.
    Certamente você já ouviu ou soube que Deus concedeu milagres para alguns e para outros não.Essa questão incomada a maioria de nós.Por que Deus cura milagrosamente uma criança com câncer e outra não?Por que crianças nascem perfeitas,um legítimo milagre presenciado todos os dias,e outras não?Por que,depois de um carro destruído,o motorista morre e o passageito tem apenas escoriações leves?
    Muitas conjecturas são feitas por familiares desconsolados,mas a verdade é que estamos diante de um mistério.De fato,Deus é soberano e nem todas as coisas Ele revela a Seus filhos."As coisas encobertas pertencem ao Senhor,nosso Deus,porém as reveladas nos pertecem,a nós e a nossos filhos,para sempre,para que cumpramos todas as palavras desta lei"(Deuteronômio 29:29).Assim,nosso papel é confiar no caráter de Deus e em Suas decisões,crendo que Ele sempre fez,faz e fará o que é melhor em cada caso.
    Não é possível consolar uma mãe que perde o filho para o tráfico de drogas,ou confortar um pai que perde o filho em um acidente de trânsito,dizendo apenas para confiar na decisão de Deus.Apesar disso,precisamos permitir que a esperança seja maior do que a dor.Quando nada faz sentido,precisamos confiar que Deus está no controle de todas as coisas e de toda a nossa vida.Confiar em Deus,mesmo quando não entendemos o que está acontecendo ao redor,é evidência de  maturidade espiritual e de uma fé estável.
    Quando eu fui pastor em Campo Grande,MS,recebi um telefonema para ir com urgência ao CTI de um hospital perto de casa.Um rapaz de uns 23 anos havia caído do cavalo,e este caiu por cima dele.O jovem estava tendo crises convulsivas a todo instante,e isso dificultava os procedimentos para salvá-lo.Fui o mais rápido que pude e encontrei duas moças desesperadas do lado de fora do CTI;eram as duas irmãs do rapaz.Elas me explicaram o ocorrido e imploraram que eu "determinasse" que as convulsões parassem.Elas diziam confiar em mim porque uma amiga era membro da igreja que eu pastoreava e sempre falava muito bem de meu ministério.Elas realmente acreditavam que tivesse uma senha vip diante de Deus,uma espécia de atalho espiritual e que seria ouvido com mais rapidez e de forma positiva pelo Deus dos céus.tentei explicar de forma apropriada que nosso papel era orar;e que Deus,se assim o quisesse,realizaria o milagre naquele caso.Elas não aceitaram minha explicação e disseram que eu não tinha fé suficiente para mover a mão de Deus.Uma delas me explicou que precisava de alguém com fé e consagração para resolver o problema do irmão.apesar da situação constrangedora,pedi permissão para entrar no CTI e orar por aquele rapaz.Elas consentiram e, graças à bondade de Deus,o rapaz  parou de ter as convulsões.Poucos dias depois,ele voltou para casa sem sequelas,e tudo ficou bem.
   Mesmo assim,eu pergunto:E se Deus não houvesse curado aquele jovem?Deus continuaria sendo bom?Continuaria sendo o Deus dos milagres?O fato de Deus responder positivmente àquela oração fez de mim um profeta ou algo parecido?Se o rapaz não tivesse sido curado,isso significaria que não tenho fé?
    precisamos entender e aceitar a soberania de Deus em relação à nossa vida e a de todas as pessoas.Deus está acima de tudo e de todos e sabe como deve procweder em cada aso.A Bíblia diz que:
    1- Deus é antes de todas as coisas (Colossenses 1:17).
    2- Deus criou todas as coisas (Colossenses 1:16).
    3- Deus sustenta todas as coisas (Hebreus 1:3).
    4- Deus sabe todas as coisas (Isaías 46:10).
    5- Deus pode todas as coisas (Mateus 19:26).
    Assim,precisamos entender que Deus está sempre um passo à frente de nossa vida e de nossos problemas.Antes de necessitarmos de qualquer coisa,Deus já sabe disso.Antes de clamarmos,Ele já está presente.É isso que a Bíblia declara:"Antes que clamem,Eu respondereis;estando eles ainda falando,Eu os ouvirei" (Isaías 65:24).
    Quando esteve na Terra,Jesus fez muitos milagres,muitos mesmo,levando todas as coisas com as quais teve contato ao seu curso natural.É importante perceber isso:quando realizava um milagre,Jesus colocava as coisas em seu curso apropriado.Uma pessoa que não enxerga está em um curso não natural;o mesmo ocorre com quem não anda ou está doente.Quando realizava um milagre,Jesus colocava tudo na normalidade outra vez.João transmitiiu uma ideia do poderoso ministério de Jesus e de Seus feitos quando escreveu:"Há,porém,ainda muitas coisas que Jesus fez.Se todas elas fossem relatadas uma a uma,creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos" (João 21:25).
    Todos ficamos maravilhados quando ouvimos histórias de milagres.Tanto as histórias passado como as do presente nos impressionam porque somos limitados e carentes do poder de Deus.Um cego de nascença passar a enxergar é algo extraordinário.Um paralítico que volta a andar desperta admiração.Uma criança encontrada viva dentro de um saco de lixo boiando em uma lagoa emociona uma nação inteira.Fico me perguntando:De que vale um cego passar a enxergar se perder a vida eterna?De que adianta alguém andar se perder a oportunidade de viver para sempre?Um bebê recém-nascido resgatado dentro de um saco de lixo é um milagre;mas,e se ele perde a eternidade?
    Os milagres são importantes e,em algum momento da vida,podemos precisar de um.No entanto,eles não podem representar tudo.Por uma simples razão:esta vida não é tudo.Temos esperança de que haverá um tempo melhor no futuro.A Palavra de Deus garante a eternidade a quem recebe jesus como seu salvador.Também temos a garantia de que Jesus venceu a morte."O ultimo inimigo a ser destruído é a morte.[...]Onde está,ómorte,a tua vitória?Onde está,ó morte,o teu aguilhão?" (1 Coríntios 15:26,55).Por isso,a vida presente não é tudo o que temos.Jesus promete vida eterna,e cremos nisso.Assim,se você não recebe o milagre que tanto pede e pelo qual tanto espera,confie em Deus e tenha a certeza de que Ele garante o maior dos milagres:a vida eterna.
    Embora a vida eterna seja o maior de todos os milagres,ainda estmos neste mundo;el, muitas vezes,nossas possibilidades e habilidades são insuficientes para desatar os nós da vida.Nessas horas,precisamos recorrer a Deus que pode todas as coisas e que não tem nenhum tipo de limitação.Quando exercemos fé e confiamos no poder divino,Deus tem a oportunidade de demonstrar quem de fato Ele é.Jesus afirmou isso quando disse:"Isso é impossível para os homens,mas para Deus tudo é possível" (Mateus 19:26).
    Podemos afirmar que nossas impossibilidades e limitações são condições para Deus realizar os milagres.O sentimento de dependência é o primeiro passo da fé e da confiança em Deus.Os milagres são reais,são testemunhados por crentes e descrentes em todos os tempos,inclusive em nossos dias.Além disso,a Bíblia é reconhecida como o livro dos milagre,tendo aproximadamente 200 relatos sobre milagres ocorridos de Gênesis ao Apocalipse.Sem duvida,os mais significativos são:a criação do mundo e a encarnação de Jesus.Entretanto,todos os relatos bíblicos de milagres são verdadeiros e fiéis.
    Há um esquema bastante lógico,o proposto por Marcos De Benedicto no livro O Fascínio dso Milagres (p. 28) para exempleficar a possibilidade de os milagres acontecerem:
    1- Se Deus é inteligente,existe possibilidade de Ele agir.
    2- Se Deus é poderoso,existe meio de Ele agir.
    3- Se Deus é amjor,existe probabilidade de Ele agir.
    4- Deus é 1,2,3.Logo,a ação/intervenção divina é possível,factível e até provável.
    Assim,é evidente que milagres não somente são possíveis,mas prováveis e reais.Eles estão ocorrendo o tempo todo bem diante de nossos olhos.Tenho certeza de que Deus já concedeu alguns ao longo de sua vida.Infelizmente,temos incertezas quanto a esse assunto,porque hoje não conseguimos mais detectar se os milagres são verdadeiros ou se fazem parte de uma peça ensaiada.Não conseguimos discernir entre o verdadeiro e o simplesmente teatralizado.
    A todo instante,vemos na televisão ou ouvimos pelo rádio testemunhos de pessoas com problemas de saude,que não tinham mais esperança e que agora estão saudáveis e felizes,graças à oração em determinado culto.Muitos creem nisso e correm a essas reuniões;emquanto outros saem delas por acreditar que tudo aquilo é apenas simulação.Como devemos proceder?Sabemos que milagre são bíblicos,possíveis,prováveis e reais.No entanto,como ter certeza de que aquilo que ouvimos é realmente obra de Deus?
    O próprio Jesus adverte a respeito de falsos milagre e falsos mestres (Mateus 7:22,23).
    Assim,quanto à origem das curas hoje promovidas por meio do rádio e da televisão,precisamos estar atentos às evidências e clamar a Deus por orientação.Afinal,ninguém quer ser enganado.veja algumas possibilidades quanto aos milagres atuais:
    1- Pessoas podem ser selecionadas:Nem todos entram na fila para ser curados diante das câmaras.Várias técnicas são usadas para selelcionar os candidatos.
    2- Muitas curas não são documentadas ou são teatralizadas.
    3- Libertação espontânea de doenças: A cura espontânea de doenças,mesmo graves,não é uma raridade médica.Inexplicáveis sim;porém,elas ocorrem com ou sem oração e fé.
    4- Curados por Satanás:Nem todos são curados por Deus.Satanás também tem poder para realizar milagres (ver Apocalipse 13:14; Mateus 24:23,24).
    5- Curas ocorrem,a despeito de quem ora.Alguns suplicantes honestos e fiéis podem ser curados por Deus.Podem ocorrer autênticas ações de Deus na vida de Seus filhos.
    6- Pode haver uma cura real,um verdadeiro milagres.
    Como não podemos determinar a origem dos diferentes milagres,devemos recorrer a Jesus e a Suas orientações.Em Mateus 7:15 e 16 (ARC),lemos:"Acautelai-vos,porém, dos falsos profetas,que vêm até vós disfarçados em ovelhas,mas interiormente são lobos devoradores.Por seus frutos os conhecereis."Jesus adverte a respeito de falsos mestres que,aparentando piedade,na verdade,não são enviados por Deu.Sua orientação requer que observemos atentamente:quais são os frutos da vida desses mestres?Qual é o resultado de seu trabalho?Jeus não fez bem para alguns e mal para outros.Qualquer mestre que pregue o cristianismo deve proceder a exemplo de Cristo.
    Você deseja ver o fruto do Espírito Santo na vida de uma pessoa?Então observe seu caráter.Veja o resultado ético e moral da presença e da atuação do Espírito Santo."O fruto do Espírito é:amor,alegria,paz,longanimidade,benignidade,bondade,fidelidade,mansidão,domínio próprio" (Gálatas 5:22,23).
    Isso realmente faz sentido porque até mesmo Satanás pode realizar milagres e prodígios (Apocalipse 16:14).No entanto,somente alguém verdadeiramente convertido pode apresentar o fruto do Espírito.Observe as pessoas que falam de Deus e usam a Bíblia e compare seu perfil com Gálatas 5:22 e 23.Veja se passam no teste recomendado por Jesus.
    Outro ponto importante é que Jesus já havia advertido acerca de pessoas que realizariam sinais e prodígios em nome dEle,mas que não teriam ligação com Ele:"Muitos,naquele dia,hão de dizer-Me:Senhor,Senhor!Porventura,não temos nós profetizado em Teu nome,e em Teu nome não expelimos demônios,e em Teu nome não fizemos muitos milagres?Então,lhes direi explicitamente:nunca vos conheci.Apartai-vos de Mim,os que praticais a iniquidade" (Mateus 7:22,23).
    Essa declaração de Jesus é impressionante.Ele afirma que muitas pessoas,por ocasião de Sua volta,vão declarar que profetizaram,operaram milagres e expulsaram demônios em nome de Jeus.O Senhor,porém,não os reconhecerá."Nunca vos conheci",afirmará Cristo.Ou seja,Jesus adverte sobre a exploração da fé por parte de pessoas fazendo promessas vazias e exibindo milagres teatralizados.Por isso,não devemos nos impressionar com milagres e curas.O que conta é o caráter transformado,com o fruto do Espírito.
    Talvez alguém esteja em um caminho florido,colorido e feliz.Talvez esteja certo de que encontrou a igreja de Jesus,pois só vê poder e milagres ali.Cuidado!É nosso dever invertigar,mediante a Bíblia,se as coisas que vemos de fato são obras de Deus.O Deus dos milagres também é o Deus da verdade e quer que confiemos nEle.Não precisamos de mediadores humanos para alcançar o favor divino,nosso unico intercessor é Jesus Cristo e Ele nos guiará a toda a verdade.Ele nos dá a vitória sobre a mentira com aparência de verdade,e a esperança viva inundará nosso coração!
    Conheça melhor o livro da esprança:a Bíblia
    1- Quem é o unico e verdadeiro pastor? (João 10:11).
    2- O que faz o falso pastor? (João 10:13).
    3- Como podemos diferenciar o bom pastor do falso? (Malaquias 2:7).
    4- Jesus Cristo realizava milagres? (Mateus 4:23).
    5- Satanás também pode realizar milagres? (Apocalipse 16:14).
    6- Falsos mestres podem operar milagres? (Mateus 7:22,23).
    7- Como saber se um mestre religioso é verdadeiramente convertido? (Mateus 7:20).
    8- Quais as características de uma pessoa cheia do Espírito Santo? (Gálatas 5:22,23).
    9- Devemos crer que toda obra sobrenatural vem de Deus? (1 João 4:1).
    10- Que planos Deus tem para cada um de Seus filhos? (Jeremias 29:11).

Esperança Viva